Página Produção Cultural
Produção
Cultural
Clique no tema do seu
interesse:
B) COMO PATROCINAR
Como apoiar a arte através das Leis de Incentivo
A Lei de Incentivo à Cultura, popularmente conhecida como Lei Rouanet, prevê três formas de financiamento para eventos ou obras: o mecenato, o Fundo Nacional de Cultura e o Fundo de Investimento Cultural e Artístico.
A maior parte dos recursos disponibilizados vem do mecenato, em que as pessoas e empresas atuam como patrocinadoras, investindo um percentual máximo (06% para pessoas físicas do Imposto de renda devido e 04% para pessoas jurídicas do imposto de renda devido) previsto na lei. Assim é possível deduzir este valor do imposto de renda, sem representar aumento de custos aos patrocinadores.
Os patrocínios podem ser para atividades culturais como: festivais artísticos, apresentações de artes cênicas, exposições, livros, cinema, dentre outras.
Como contrapartida, pessoas e empresas que destinem estes percentuais aos projetos, tem a oportunidade de escolher o destino do valor de seu imposto de renda e incentivar a cultura.
Como patrocinar
pessoa física
pessoa jurídica
Quais as vantagens em patrocinar
O patrocínio é uma das formas de marketing que melhora a experiência do consumidor e a relação com a marca. Estar presente no evento como patrocinador possibilita reforçar o valor da marca e fortalecer seu posicionamento de negócio, além de se relacionar com novos contatos e potenciais clientes.
Dentre alguns benefícios possíveis cita-se:
- Incentivo à cultura;
- Reconhecimento da marca.
- Geração de Leads;
- Reversão dos custos do Imposto de Renda em contrapartidas de marketing;
- Criação de conteúdo diferenciado;
- Fortalecimento de relacionamento com o cliente;
- Reforça o papel da empresa na localidade onde atua;
- Desenvolvimento de novas oportunidades de negócios;
- Reforço da política de relacionamento da empresa com outras esferas do governo.